Olá Mãezinhas!
O dia dos namorados já está batendo à porta, e nas últimas semanas eu fiquei pensando em fazer alguma coisa especial para mim e para o namorido, mas que se adequasse à minha rotina de mãe. Procurei na internet quais presentes eu poderia dar, quais surpresas eu poderia fazer, mas... Não achei nada que me surpreendesse.
Tudo o que eu queria era surpreender, sair do clichê, inovar... Mas acabei achando que o mais simples, o mais singelo também tem seu lugar. Surpreender é lindo, mas o amor também é feito das coisas simples. E no nosso caso, a maternidade não deixa muito tempo para preparar uma surpresa daqueeeelas. Por que não fazer alguma coisa simples, mas cheia de carinho e de significado?
Pensando nisso, trouxe hoje para vocês algumas ideias simples para fazer com que o dia dos namorados seja simples e perfeito! No final, vou passar uma receitinha maravilhosa para quem quer impressionar no jantar sem ficar horas na cozinhas (até porque a vida de mãe não nos permite fazer receitas complicadas). Vamos lá?
1) Com quem os filhos vão ficar?
No meu caso, minha mãe se dispôs a cuidar do Théo para que eu pudesse preparar uma noite legal (fazemos aniversário de namoro juntinho do dia dos namorados, então a coisa fica mais braba ainda)! Mas sei que nem todo mundo tem a sorte de ter alguém por perto e disponível para ficar com os filhos enquanto o casal dá uma escapadinha. Nesse caso, há algumas opções igualmente lindas!
1. Sessão de Cinema em Casa
Depois de os filhos dormirem, vocês podem assistir a um filme juntinhos, na cama ou no sofá! Prepare um ambiente gostoso, uma pipoca com refri, cobertores para o tempinho frio e um filme bem bacana! A simplicidade também é bem gostosa!
2. Incluir os filhos na comemoração
Os filhos são parte do namoro de vocês. Há como aproveitar o(a) companheiro(a) mesmo na presença dos filhos. Um jantar em família, uma sessão de cinema com os filhos, uma pequena viagem... Celebrar a família é também celebrar a união com seu amor.
2) Presente
A gente sempre fica pensando em dar alguma coisa "diferente", mas nunca consegue imaginar o que comprar. A gente fica sempre pensando naquilo que o(a) nosso(a) companheiro(a) disse que queria/ gosta/ está precisando e se esquece do verdadeiro significado do presente.
O presente não tem que ser útil. Não tem que ser caro. Não tem que ser diferente. O presente tem que ser apenas aquela coisinha comprada/feita com carinho. Aquilo que você achou a cara dele(a), que achou que ele(a) fosse gostar. Independentemente de ele(a) estar precisando, de gostar ou de querer.
Eu comprei uma camisa linda. Eo que vai fazer o nosso dia especial são as mensagens ao longo do dia, o jantar que vou preparar, etc.
3) Uma noite inesquecível
Depois que os filhos dormirem, que tal uma noite cheeeeia de amor? Namorar faz parte e a gente tem pouco tempo pro sexo, que é uma parte muito importante do relacionamento. Aproveite que é sexta e compre uma lingerie/cueca nova, prepare o quarto com velas, flores, música ambiente e voilá! Aproveite a noite com seu amor.
4) Jantar
Essa é uma coisa da qual eu nunca abro mão. Os restaurantes ficam lotados no dia dos namorados (além de ficarem mais caros também), e cozinhar também é um ato de amor. Cozinhar para que se ama é a maior demonstração de carinho que se pode fazer. Para ajudar vocês, vou mostrar uma receitinha chique, fácil e suuuuuper eclética, que vai impressionar!
Muita gente morre de medo de fazer risotto (eu era uma dessas pessoas), julgando ser super difícil, mas é fácil demaaaaaaais! Vou explicar e vocês vão ver: vai virar o carro-chefe dos jantares comemorativos! Vou passar a receita da base do risotto, e você pode incrementar da maneira que preferir!
Ingredientes:
- 2 xícaras de Arroz Arborio ou Carnaroli (eu prefiro o Arborio). Esse arroz você encontra facilmente, juro!
- 2 colheres bem cheias de manteiga
- 1 cebola média cortada em cubinhos pequenos
- 1 taça de vinho branco SECO (pode ser o tinto também, se fizer um acompanhamento de carne bovina)
- 1 tablete de caldo de legumes, galinha ou carne (eu prefiro o sabor do de carne) diluído em 1l de água
- 1 xícara de queijo parmesão ralado
Modo de fazer:
- Derreta, em fogo médio, uma colher bem cheia de manteiga numa panela mais alta. Despeje a cebola e deixe-a amolecer um pouquinho.
- Junte o arroz e mexa-o até que fique mais branquinho (mesmo processo de "torrar" o arroz agulhinha de todo dia).
- Despeje a taça de vinho e prepare-se para mexer. O arroz arborio vai se desenvolvendo à medida que absorve o líquido, então quanto mais você mexer, mais cremoso seu risotto fica!
- Quando o vinho estiver secando, vá despejando uma concha de caldo de legumes/galinha/carne por vez, sempre mexendo e esperando o líquido secar um pouco (não deixe secar totalmente).
- Vá provando a textura do arroz até que chegue na consistência desejada. Eu prefiro mais al dente, mas tem gente que prefere mais cozidinho. Isso demora mais ou menos 15 minutinhos, mas varia muuuuito de fogão para fogão.
OBS.: pode ser que falte sal (aí é só acrescentar a gosto, mas lembre-se de que o parmesão é um queijo salgado e os outros acompanhamentos que você pode acrescentar também podem ser, como o bacalhau, a carne seca e o presunto de parma). Pode ser também que o caldo acabe antes de o arroz ficar completamente cozido. Nesse caso você pode fazer um pouco mais de caldo.
- Quando o arroz atingir o cozimento ideal, acrescente a última concha de caldo e, antes que ele seque completamente, adicione o queijo e a outra colher bem cheia de manteiga. Desligue o fogo e mexa o risotto até uniformizá-lo.
Essa é a receita básica! Você pode (e deve) acrescentar mais elementos a ele!
O da foto aí em cima foi feito com presunto de parma picado em tirinhas e umas raspinhas de limão para dar sabor. Mas você também pode fazer com:
- carne de boi cozida, picadinha ou desfiada
- azeitona
- salaminho
-carne seca
-frango
-camarão
ou o que sua imaginação pedir!
Vou deixar duas sugestões:
1. Risotto de bacalhau: acrescentar, ao fim do cozimento, uma xícara de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado, azeitona preta, tomates e pimentões picadinhos a gosto. Prontinho!
2. Risotto à milanesa: Acrescente açafrão ao risotto básico (ele ficará amarelinho) e faça, à parte, um molho bem gostoso com carne desfiada. Coloque o molho por cima do risotto na hora de servir e pronto! Uma maravilha!
Espero que tenham gostado das dicas! Contem depois pra gente como foi o dia dos namorados de vocês e como fizeram para adequar a rotina da maternidade ao momento para o casal!
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada!
Volte sempre!