O que isso quer dizer?
Um ambiente montessoriano deve ser da maneira como os pequenos enxergam o mundo. O quarto é um espaço da criança e deve ser pensado a partir dela: como ela vai "se virar", enxergar e se locomover. É importante que os papais entendam que para esse método o desenvolvimento da criança e seu aprendizado se dá a partir dela mesma. Não dá para pedagogizar o negócio, vamos ser meros coadjuvantes e não professores. Estimularemos a busca do pequeno para seu desenvolvimento e criar um ambiente para isso é muito legal!
Cama baixa
Independência para a criança deitar e se levantar. O cuidado de cercar com almofadinhas para que a criança não role ao dormir, e deixar um espaço no finzinho da cama para que ela possa sair caso queira, passa mais segurança.
Criança alcança tudo
Quadros, fotos e espelhos onde ela possa ver. Fora isso, ela deve auxiliar os pais na organização para que saiba onde estão seus brinquedos que devem estar sempre de fácil acesso para o pequeno.
Rodízio de brinquedos
O ideal é que se separe os brinquedos. Cantinho dos livros, das bolas, das pelúcias, etc. Assim a criança consegue interagir com tudo o que tem e não acontece um excesso de estímulos.
Como mãe e pedagoga fui na onda do método que nunca esteve tão atual, em um mundo de bebês que já "nascem de olhos abertos"! Vou postar o passo a passo da minha criação em posts a seguir e espero que sirva de inspiração para as mamães que nos acompanham e estão empolgadas com esse negócio! #primeirinha
Fotos: Pinterest
Fotos: Pinterest
Se vocês já montaram um quarto montessoriano, manda pra gente!
Aline Caldas Viterbo
contato@mamaesortuda.com
Beijos
Aline Caldas Viterbo
contato@mamaesortuda.com
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada!
Volte sempre!