Assunto importantíssimo o ano inteiro, mas em período de férias onde os passeios aumentam e as viagens também, este assunto é primordial!
Cadeirinhas veiculares!
Tive a ideia de escrever sobre este assunto após, num impulso louco de mãe, comentar na foto de uma It-girl ex-BBB, sobre o uso da cadeirinha!
Na foto ela aparece amamentando no banco de trás e eu louca corri e comentei que ela deveria parar o carro para fazer isto! Em um segundo choveu ataques a mim! Juro, eu não sabia do poder das redes sociais! Muitas pessoas me criticaram... que se o bebe chora tem que pegar sim mesmo com o carro em movimento, que pode sim amamentar no carro, que pode sim acalentar ele fora da cadeirinha! Eu fiquei abismada! Sério!
(Quero deixar claro que eu sou fã desta ex-BBB, tá? Ainda sigo e curto tudo que ela posta! Hahaha)
Quando eu estava grávida da Lara, eu assisti uma matéria sobre as cadeirinhas veiculares, e nunca mais saiu da minha cabeça! Nesta matéria, um mãe contava seu drama... Ela disse que ela tirou o filho do bebe conforto porque ele chorava muito e queria mamar, como já estavam chegando perto de casa, ela colocou ele no peito e passou o cinto do carro nos dois, no banco de trás! Na esquina da casa dela, um cara avançou a parada obrigatória e bateu no carro dela! Não esqueço as palavras dela: "Depois da batida, olhei pro meu filho e ele estava molinho no meu colo... ele tinha quebrado a coluninha... e nem foi uma batida extremamente forte..."! Nessa hora, eu no alto do meu barrigão de grávida, GELEI! Foi então que eu comecei a ser a chata da cadeirinha!
Eu não tiro os meninos da cadeirinha por nada, pode ser a birra que for! Se for preciso procuro um lugar legal para estacionar e resolver o problema!
Olha só como é importante o uso da cadeirinha: Segundo dados do Ministério da Saúde o uso obrigatório das cadeirinhas levou à redução de 23% no número de mortes de crianças com até 10 anos no primeiro ano de aplicação da Resolução 277 do Contran. O número de óbitos passou de 296, entre 2009 e 2010, para 227, entre 2010 e 2011. De acordo com o Ministério da Saúde, é a primeira vez em seis anos que existe queda no número de mortes.
Já li inúmeras matérias que afirmam que crianças só sobreviveram a acidentes gravíssimos por causa da cadeirinha.
Mas para cada idade há um tipo específico de cadeirinha para as crianças. Veja a tabelinha:
Portal Criança Segura
Aqui em casa eu usei nos dois o bebe conforto virado de costas para a frente do carro até um aninho. Quando a Lara fez um ano eu comprei uma cadeirinha da Burigotto " Matrix Evolution", ela é retrátil e super legal para a criança dormir! Ela é super confortável e segura. Na época pesquisei muito e a cadeirinha mais indicada e elogiada era está, e eu indico ela de olhos fechados! O preço dela é bem salgadinho... mas direto ela entra em promoções. A dica é começar a pesquisar antes mesmo do seu bebe precisar dela.
Burigotto Matrix Evolution
Quando Theo fez um ano, eu pensei em comprar outra desta mesma cadeira para ele, mas optei comprar uma nova para Lara e passar esta para ele, pois poderia comprar uma cadeira para ela que desse para usar por mais tempo. Pesquisando também a melhor cadeirinha optei por comprar a Cadeira auto reclinável Protege, também da burigotto. Ela pode ser desmontada e usada como assento somente, quando a criança crescer! Confesso que fiquei um pouco decepcionada, pois ela vem dizendo que é reclinável, mas ela deita tão pouco que mal da para perceber e ai se Lara dorme, a cabecinha fica caindo!
Burigotto Protege Reclinável
Quando alguém vem buscar os meninos para passear eu sempre coloco a cadeirinha no carro da pessoa! Tiro do meu carro, coloco no outro e dou mil recomendações, de como prender, de não tirar da cadeirinha etc, etc, etc. A responsabilidade de zelar pela vida dos meu filhos é minha, então cabe a mim exigir que se a pessoa quer levá-lo, que seja do meu jeito!
É sim trabalhoso tirar a cadeirinha de um carro para passar para o outro, mas nenhum trabalho é tão grande que valha arriscar a vida dos pequenos!
Mesmo em pequenos trajetos, use a cadeirinha. Há uma pesquisa que mostra que os piores acidentes com crianças aconteceram em pequenas distâncias, exatamente porque os responsáveis acham que por ser pertinho não precisa colocar na cadeirinha. Eu não deixo os meus irem nem na esquina sem ela. E mais, não levo os priminhos deles no meu carro se não estiverem de cadeirinha!
Vamos ser conscientes, e para isso ai vai algumas dicas:
- Ensine desde pequenos que somente podem andar na cadeirinha.
- Tenha brinquedinhos e musicas para distrai-los.
- Evite alimenta-los na cadeirinha, pois caso engasguem você terá que tira-los de lá.
- Em trajetos longos faça paradas para que a criança possa esticar o corpinho.
- Quando for adquirir uma cadeirinha, dê preferencia para as reclináveis.
- Não leve crianças diretamente no banco ou no colo nem em pequenos trajetos.
- Não use as cadeirinhas sem prender devidamente.
- Se a criança for andar no carro de outra pessoa, coloque a cadeirinha no outro carro.
- Se vai levar outras crianças no seu carro, exija dos pais a cadeirinha da criança.
Preparados e seguros nas cadeirinhas?
Então vamos lá! Vamos passear!
Boas Férias!!!
contato@mamaesortuda.com
Beijos e mais beijos!
Thaísa Freitas
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada!
Volte sempre!