Mais um evento lindo e cheio de boas intenções, realizado com muito sucesso! Em nosso II Halloween Mamãe Sortuda tivemos a certeza de tornar nosso evento uma tradição em Beagá!
Não é uma festa vista com bons olhos por algumas pessoas. Além da religião ser um dos motivos, as pessoas nos questionaram sobre trazer o medo para as crianças. Realizar uma festa trazendo os vilões, o susto, o terror. Devíamos proteger nossas crianças, não deveríamos disseminar o horror. E nós entendemos, do fundo dos nossos corações, mas queremos dar as mesmas pessoas a oportunidade de enxergar o quanto pode ser mágico um Piquenique de Halloween.
Mesmo respeitando as diferentes opiniões, continuamos firmes em nossa decisão e foi a melhor de nossas escolhas. Não vimos crianças com medo, não tivemos pessoas assustadoras amedrontando nossos pequenos e todas as nossas oficinas e atrações só pensaram em uma coisa: ALEGRIA!
As famílias estavam empolgadíssimas, fantasiadas com muito criatividade e conseguíamos encontrar no parque pequenos vilões, sorridentes, encantadores que não paravam quietos. Eu lembrei do filme Hotel Transilvânia e relacionei o nosso evento a ele, trazendo um novo olhar para o Halloween.
Os vilões existem em livros, filmes e muito mais. Não deixarão de existir. Fazem parte da história, porque evitá-los? A maneira que os encaramos é que pode ser mudada. Talvez o Drácula nos dê medo, pois tem medo da gente. Eles são criaturas diferentes e podem ser muito divertidos. Nossos filhos terão contato com os mesmos de certa forma e o mundo do faz de conta é também fascinante com a presença de cada um deles.
Eu amei o nosso evento e para mim foi uma pequena amostra de como as coisas refletem o que projetamos nelas. Para falar mais do que qualquer palavra, e mostrar o quão positivo e encantador foi o nosso evento, apresento imagens caprichadíssimas da lente mais que especial da Dione Lopes Fotografias.
Dá para garantir boas risadas e suspiros com tanta fofura nessas fotos.
Você pode entender um pouco mais da historia o Halloween clicando aqui, na revista Nova Escola, escrito pelo mestre em história Rainer Sousa.
Resuminho para vocês:
"Desde a Antiguidade, observamos que várias festividades populares eram cercadas pela valorização dos opostos que regem o mundo. Um dos mais claros exemplos disso ocorre com relação ao carnaval, que antecede toda a resignação da quaresma. No caso do Halloween, desde muito tempo, a festividade acontece um dia antes da “festa de todos os santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão "All hallow's eve", que significa a “véspera de todos os santos”.
Pelo fato do 1° de novembro estar cercado de um valor sagrado e extremamente positivo, os celtas, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Dessa forma, o “halloween” nasce como uma preocupação simbólica onde a festa cercada por figuras estranhas e bizarras teria o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas." Fonte: Brasil Escola.
Beijos,
S E N S A C I O N A L !
ResponderExcluir