Tema bom para um começo de ano não? ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA!!!
Bom, eu já queria escrever sobre este tema aqui, quando uma das nossas colunistas, a Carol, mandou em nosso grupo do Whats a seguinte frase:
- Eu to com um péssimo hábito de gastar o que não tenho!
Então vamos falar dele? D.I.N.H.E.I.R.O!!!!
Na verdade prefiro falar de como se organizar com ele. Aqui não vai ter fórmula milagrosa para ganhar mais, ou uma ideia inovadora que vai fazer você ficar rico! Vou falar um pouco de como se organizar para identificar o que você precisa melhorar nos seus hábitos de consumo e poupança!
Primeiro de tudo, peço a quem não leu meu post com as indicações dos livros do Gustavo Cerbasi, que leiam aqui! Nos livros ele dá algumas dicas que eu e minha família seguimos e funcionou bem!
Aqui vão as minhas:
1 - Misture os dinheiros!
Casou? Juntou as escovas? Junta também o dinheiro... antes eu e Arthur tínhamos despesas definidas para cada um pagar... nossa vida mudou desde que juntamos o dinheiro... conseguimos realizar muito mais desejos...
2 - Eleja um tesoureiro
Escolha um do casal, ou quem sabe até um filho adolescente consciente para ser o tesoureiro da casa! Este vai ficar responsável por organizar todas as contas para pagar e a planilha de orçamento doméstico. Escolha aquele que tenha maior aptidão para computador, números e planilhas...
3 - Faça uma previsão de gastos
Tenha planilhado a previsão dos seus gastos básicos! Assim é mais fácil se preparar para entrar o mês com tudo em dia.
4 - Pague tudo no começo do mês!
Nem sempre as contas vencem no comecinho do mês... aqui em casa mesmo temos algumas contas que vencem dia 20. Eu pago todas no começo do mês, que é quando entra a maior parte dos nossos recursos financeiros... pois aí eu sei que o que "sobra" é o que nos dará a liberdade para curtirmos o resto do mês.
5 - Pesquise e Chore!
Sim, chore mesmo! Aqui em casa tudo que nós compramos, nós pesquisamos na internet, nas lojas físicas e sempre preferimos as que nos dão a maior vantagem financeira. Estas economias mínimas no final de um ano se tornam grandes!
6 - Se organize para gastar!
Precisa comprar algo? Se organize para aquilo... comprar a vista na maioria das vezes é vantagem! Se organize e se prepare para seus gastos. Só compre o que você pode pagar.
7 - Faça Planilhas!
Para mim o mais importante é ter uma planilha de organização financeira! Aqui, desde que casamos temos o hábito de planilhar todos os gastos! Isso ajuda a identificar para onde está indo a maior parte dos recursos financeiros da casa. É bom para revermos alguns gastos, ou investir em mais algumas coisas.. para quem não tem ganhos fixos, serve também para identificarmos o quanto entra de recursos...
Ai você deve estar pensando: "Nossa, mas se comprar uma bala eu tenho que colocar lá?" O certo seria, mas o mais próximo disso que você conseguir já ajuda!
Eu tenho uma planilha que ficará disponível para vocês baixarem! Eu comecei com ela bem simplesinha e fui acrescentando algumas coisas à medida que eu via necessidade e de acordo com o que eu, Thaísa, precisava! Não tem nenhuma fórmula muito complicada e nada que dois minutinhos sentada em frente a ela não resolva.
Segue um tutorial bem básico de preenchimento da Planilha:
Importante!!!
O nome das contas na planilha são totalmente pessoais.... a planilha está com as minhas contas! Você pode editá-las ao que mais se encaixa em sua família, mas lembre-se: SÓ EDITE AS CONTAS DA PLANILHA "ORÇADO"! Automaticamente a planilha realizado se atualizará!
A primeira e a segunda abas são iguais. Mas na primeira aba "ORÇADO", você preencherá NELA própria a sua previsão de gastos em cada coluna para cada mês anote o que planeja gastar com determinado item. Já na segunda aba "REALIZADO" as únicas coisas que você irá preencher são o saldo inicial da sua poupança caso ela exista e o saldo inicial da sua conta corrente.
- Data: Data do recebimento
- Mês: NÃO PREENCHER, é uma formula que puxa automaticamente o mês para que a planilha "realizado" seja alimentada
- Recebimento: O que foi recebido. Ex: Salário Marido, encomenda Joana, presente da Sogra...
- Fonte pagadora: Quem te pagou. Ex: Empresa do Marido, Joana, Sogra Linda...
- Forma de Pagamento: Como foi o recebimento. Ex: Crédito na conta, dinheiro...
- Categoria: Esse item é importante!!! A categoria tem que ser preenchida EXATAMENTE com a descrição de um dos itens da lista ao lado (veja na imagem acima), não pode ter um acento a mais... recomento copiar e colar da lista
- Valor: Valor recebido.
As próximas planilhas serão preenchidas basicamente como a de recebimentos:
- Data: Data do pagamento
- Mês: NÃO PREENCHER, é uma formula que puxa automaticamente o mês para que a planilha "realizado" seja alimentada
- Produto: O que foi pago. Ex: Aluguel, Luz, telefone...
- Loja: A quem você pagou. Ex: Imobiliaria, Cemig, Vivo...
- Forma de Pagamento: Como foi o pagamento. Ex: Débito, cheque, crédito...
- Categoria: Esse item é importante!!! A categoria tem que ser preenchida EXATAMENTE com a descrição de um dos itens da lista ao lado (veja na imagem acima), não pode ter um acento a mais... recomento copiar e colar da lista
- Valor: Valor pago.
Pronto! Agora automaticamente os valores são levados para a planilha "Realizado"!
No final da Planilha "Realizado" há a soma de todos os recebimentos, com a soma de todos os pagamentos e o saldo restante do mês. Na linha "Saldo Acumulado" Soma-se o saldo do mês atual, mais o saldo acumulado do mês que passou.
Há ainda uma previsão de quanto seria bom poupar por mês, tendo em vista o recebimento.
Controle da Poupança:
Eu controlo a minha poupança na mesma planilha que eu controlo a minha conta. Nesta que disponibilizei para vocês já está incluído esse controle! Para começar, coloque na planilha "Realizado" o saldo inicial que você já tem na poupança... Na última linha dessa planilha é possível ver o quanto já tem poupado.
A entrada de dinheiro e a saída da poupança são feitos na planilha "Despesas Pessoais".
Toda transferência de recursos para a poupança deve ter a categoria "Poupança", já a saída de recursos tem que ter a categoria "(-) saque poupança".
No exemplo acima, eu demonstrei que tirei 10.000,00 da minha conta corrente e transferi para minha poupança, e depois paguei uma viagem para a praia usando estes recursos.
Na ultima linha da planilha "Realizado" temos o saldo final da Poupança. Acompanhe comigo! Eu tinha 30.000,00 de saldo inicial. Transferi mais 10.000,00 para a poupança... fiquei com 40.000,00 não é? Gastei 6.000,00 com a viagem então meu saldo final é de 34.000,00! Simples né?
Algumas dicas que facilitam o uso da planilha:
- Quanto menos dinheiro na mão, mais fácil controlar! Eu quase nunca tenho dinheiro... passo tudo no débito.
- Transfira todos seus recursos para uma conta só. Aqui em casa meu marido recebe, transfere tudo pra minha conta e controlamos tudo na minha.... fica muito mais fácil!
- As despesas com cartão de crédito, eu lanço tudo no dia do pagamento da fatura. Separo por tipo de despesa certinho, mas lanço as datas como se fossem no dia do pagamento. Mas eu faço a provisão mensal na planilha de orçado, para ter controle se preciso parar de gastar no cartão!
E aí? Vamos colocar em prática?
Se você se interessou em usá-la mesmo, baixe ela aqui! Se quiser pode me mandar e-mail (thaisa@freitaseschmidt.com.br), me perguntar pelo Face ou pelo meu insta @entrerosaeazul, que eu dou todo apoio e ajudo nas dúvidas que forem surgindo!!
E aí? Vamos colocar em prática?
Se você se interessou em usá-la mesmo, baixe ela aqui! Se quiser pode me mandar e-mail (thaisa@freitaseschmidt.com.br), me perguntar pelo Face ou pelo meu insta @entrerosaeazul, que eu dou todo apoio e ajudo nas dúvidas que forem surgindo!!
Beijos e mais Beijos
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada!
Volte sempre!