NÃO QUERO BOTAR MEU BLOCO NA RUA!
Fevereiro tem carnaval, tem um violão... mas nem todo mundo gosta de colocar o seu Bloco na rua não é mesmo? Alguns recorrerão ao sossego de uma casa no campo ou reunirão amigos para curtir a folia de uma forma mais privativa. O fato é que uma festa tão tradicional e popular no nosso país não precisa passar em brancas nuvens, principalmente quando há crianças prontas para a folia. Pensando nisso, listamos algumas sugestões de decoração de carnaval e dicas para curtir a festa com os pequenos foliões.
Fotografia: Dione Lopes
A dica é aproveitar objetos de casa ou sobras de festas, evitar gastos desnecessários e envolver as crianças antes, durante e depois da folia.
A decoração
Promover uma oficina de máscaras de papel é interessante para desenvolver a criatividade, concentração, coordenação motora e outros. Use e abuse de brilhos, tintas, retalhos de papel ou outros...
Sombrinhas de frevo, balões, pompons de papel ou tule, fitas de cetim, serpentinas, varal de pratinhos coloridos, poderão fazer parte da decoração. Cores vibrantes são bem-vindas para colorir o espaço.
Na foto abaixo, usamos um varal de fitas coloridas para dar vida a uma parede de azulejos. Um lençol branco e um retalho de tecido vermelho de paetês cobriram duas mesas grandes. Sombrinhas de frevo, boleiras coloridas, quadrinhos feitos de lantejoulas e máscaras com glitter deram cor à decoração.
Finalizamos com um bolo fake e máscaras compradas em casas de festa.
Para compor a mesa usamos suqueiras, caixinha de madeira customizada com glitter, pipocas coloridas, melancias e tortinhas de frango. Lanternas japonesas criaram um efeito lindo e único, mas balões coloridos poderão criar um efeito semelhante.
Quadrinho feito com mini confetes
Comes e bebes
Como esse evento foi feito na escola em que trabalho e quantitativo de criança chega a 400 não era possível variar muito na alimentação. Para um evento menor vale abusar de espetinhos de frutas, saladinhas no copinho, mini sanduíches, milhos cozidos no palito, sucos naturais, água de coco, geladinhos, pães de queijos, cupcakes... a lista de lanchinhos é enorme e muito apetitosa. O que pode mudar é a forma divertida e criativa de servir bebidas e comidinhas leves. A hidratação dos pequenos é fundamental para aproveitar a festa, então, água fresquinha deve estar sempre ao alcance das crianças.
Uma dica bacana é encher mini balões coloridos com água e congelar os mesmos. Um efeito super bacana e diferente para a festa.
Oficinas
Para definir essa atividade é importante levar em conta a idade das crianças. Quanto menor a criança, menor o tempo de concentração e maior os objetos de manipulação. Confeccionar colares havaianos, decorar máscaras, promover um desfile de fantasias, produzir um super estandarte... atividades que agradarão adultos e crianças.
Oficinas de máscaras
Painéis de fotos
Um camarim com acessórios como: chapéus, óculos, arcos e fantasias divertirão os pequenos por muito tempo. Plaquinhas divertidas garantirão fotos interessantíssimas. Usamos leques coloridos e uma cortina de crepom para compor o nosso espaço de fotos. A criançada amou!
Painel para fotos
Plaquinhas divertidas para fotos
Painel interativo. Esse tipo de atividade pode ser feito usando desenhos feitos com giz de quadro. Use a criatividade e registre fotos bem bacanas.
Seleção de machinhas de carnaval
Apresentar aos pequenos as marchinhas de carnaval é algo que nos traz uma memória afetiva bem interessante. Outras sugestões bacanas para agradar os pequenos:
- Carnaval do Palavra Cantada: marchinhas, sambas, frevos, maracatus para a meninada se divertir;
- Carnaval do Furunfunfum: marchinhas de carnaval cantadas ao pé do ouvido;
- Samba pras crianças: gravado pela ONG “Toca o Bonde – Usina da Gente”, crianças cantam sambas tradicionais;
- Forró para crianças: Chico Buarque, Maria Rita e João Bosco são alguns dos nomes consagrados que cantam e encantam neste álbum.
“ Ô abre alas que eu quero passar...”
Fotografia: Dione Lopes
Customização de fantasias
Dicas preciosas das mamães Talyta Pires, Aline Caldas e Fernanda Garrides, mamães sortudas que usam e abusam da criatividade para deixar os pequenos e grandes ainda mais lindos, poderão ajudar as leitoras do nosso Blog à customizar as fantasias dos pequenos e evitar gastos. Uma fantasia personalizada faz toda a diferença!!!!
Fotografia: Dione Lopes
As brincadeiras
A própria festa já é uma brincadeira, mas se quiser deixar os pequenos mais animados. Vale promover um Karaokê, panobol e resgatar brincadeiras folclóricas como dança da laranja ou da cadeira. Diversão garantida.
Panobol: um tecido com furo central e uma bola garantirão diversão e trabalho em equipe. O objetivo é colocar a bola no furo.
A diversão espera por vocês. Eventos em família são ótimos para fortalecer vínculos entre pais e filhos. Boa folia para todos!!!!!
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada!
Volte sempre!