Eu e Nina (e a Clarice, a boneca dela) tivemos o prazer de participar de uma tarde super gostosa, plantando, aprendendo, sentindo cheiros, sabores, texturas e interagindo com a natureza e outras mães e crianças! Ainda fizemos novos amiguinhos: o Pedro, o Rodrigo, a Loló e as suas mamães!
A oficina foi criada pela Kyrla, da Dedo Verde, e propõe às crianças a construção da percepção do ciclo de vida de uma planta, do plantio da semente ao uso no dia a dia!
O encontro aconteceu na Casa Leopoldina, que é um dos lugares de Bh que mais gosto. Adoro as comidas de lá, a energia, a decoração, e agora, o quintal!!! Foi uma delícia estar no quintal da Casa Leopoldina para participar deste projeto!
Achei a temática muito interessante! Durante a oficina as crianças são instigadas a buscar respostas às perguntas de uma maneira lúdica, brincando, plantando e se aventurando pelo quintal:
"Como nasce uma planta? Ela tem mãe? Ela se parece com quem? Ela respira? Come? Qual a forma? Tem cheiro? Quem cuida da planta? O que uma planta precisa para viver e crescer? Pode morar em qualquer lugar? Para que serve uma planta? A gente come toda planta? Planta vira remédio?".
Trevos!!!!
Plantando rabanetes!
E a paixão por trevos!?
Descobrimos trevos de 3 e de 4 folhas no quintal!
Plantamos funcho também!
Oficina de regadores sustentáveis!
Aproveitamos materiais recicláveis para fazer os regadores! As crianças levaram para casa!
E a felicidade de ter feito seu próprio regador?!!
Hora de regar!
Hora de sentir as plantas e cheiros de olhos vendados...
ou quase vendados! hahaha!
Sorte para todos os lados!
O mini plantador Rodrigo e sua mamãe Luciana
Luana e Loló, da Sair do Casulo
Aqui em casa sempre fico observando a reação que a Nina irá ter após experiências diferentes das que vivemos. Moramos em um apartamento e nosso contato com plantas acontece em parques ou na casa dos avós. A mamãe aqui não sabe cuidar de plantas #confesso! hahahaha! Então vivenciar esta experiência foi tão interessante. Já na saída da Casa Leopoldina ela já quis começar a tocar todas as plantinhas na rua, o regador virou brinquedo aqui em casa e na hora das brincadeiras ela fala em regar plantinhas! Mais do que experimentar queremos agora dar continuidade aos cuidados com as plantinhas, pelo menos na casa dos avós! Já será um ótimo princípio, até mesmo porque aprendemos algumas técnicas de plantação! Nós estamos chiques demais!!!!
Quem quiser participar com os filhos ainda poderá se inscrever pois acontecerá nesta semana, na quinta-feira, dia 06/07/2017, o último encontro desta edição do Projeto Sementinha! Acesse o link para se inscrever: aqui
Se você for não esqueça de compartilhar seu momento no quintal com a gente hein?
Beijos,
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada!
Volte sempre!