Sim! Da mesma forma que existem os alimentos que favorecem o aparecimento da cárie (carboidratos, doces, refrigerantes etc), existem aqueles que ajudam no combate a esta doença.
Estes alimentos ajudam a produzir a saliva que é extremamente importante no processo digestivo,responsável por lubrificar e diluir o alimento, além de proteger contra bactérias e umedecer a boca.
Em meio às frutas,as crianças podem ingerir maçã, pera, mamão ou frutas ácidas, como laranja, abacaxi e limão. As que não possuem problemas com a ingestão de frutas ácidas podem comer sem riscos para aumentar a produção salivar.
Fonte: Google |
Dentre as opções de verduras e leguminosas,a cenoura crua, espinafre, pepino, rúcula, agrião, aspargos, salsão e hortelã. Até o jiló - que deixa poucas pessoas com água na boca - favorece a salivação..
A saliva atua no combate à cárie ao ajudar na “lubrificação” da nossa boca, melhorando nossa capacidade de autolimpeza. Entretanto a saliva não ajuda a limpar entre os dentes, para isso é essencial o uso do fio dental e de uma escovação feita de maneira correta. E por que estamos falando disto tudo? Pois sabemos que as crianças costumam gostar dos alimentos que “grudam” nos dentes,que é um prato cheio para a doença cárie.
Então, ficam as novas dicas e não deixem de cuidar da saúde bucal das suas crianças com uma alimentação saudável que ajuda a prevenir a doença cárie.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada!
Volte sempre!