Quando começar a escovar os dentinhos dos nossos filhos? Quando levar ao dentista? Quando nascem os dentes quais os sintomas? O que fazer quando ocorre uma queda de boca no chão? Essas e outras perguntas nos permeiam na maternidade!
Nina já virou frequentadora assídua do consultório odontológico! Fazemos acompanhamento em família a cada 6 meses e cuidar da nossa saúde dentária é uma rotina por aqui! Nosso acompanhamento realizamos na Mr. Clean Odontologia e Saúde, e desse contato com as dentistas de lá surgiu a oportunidade de realizar uma entrevista com perguntas pessoais, e também contribuições das nossas leitoras!
Entrevistamos a Dra. Andreia Miranda, que é odontopediatra, e também com a Dra. Luciana Nogueira, que é ortodontista!
1) A higienização deve começar assim que os dentes de leite nascem (erupcionam)?
O ideal é limpar os dentes após todas as refeições (mamadas, papinhas, etc), com uma gaze ou lenço de tecido de fralda, embebido em água filtrada.
2) Toda mãe, ainda durante a gestação, deveria consultar um odontopediatra?
São muitas orientações sobre a higiene e alimentação que ajudam muito no trato com o bebê. Além disso, a gestante recebe orientações sobre a necessidade de cuidado com sua saúde bucal, devido a relação com a prematuridade e baixo peso do bebê, aparecimento de gengivite e controle do uso do açúcar, por causa da formação das glândulas salivares.
3) Quando em geral nascem os primeiros dentes do bebê?
Na literatura, os dentes de leite começam a nascer aos seis meses de idade. Hoje em dia é aceitável bebês com dentes de leite aos quatro meses e em outras, podem surgir após um ano de idade.
4) Quais são os sintomas?
A gengiva fica inchada e às vezes avermelhada no local e a criança começa a colocar a mãozinha e objetos na boca (o local ”coça”). Alguns bebês realmente apresentam diarreia e um leve estado febril, que pode sim estar relacionado ao período de erupção dos dentes. Esta febre poderá ser confundida e muitas vezes ocorre, em função de vários objetos sujos que foram levados à boca neste período.
5) Qual é a diferença entre creme dental infantil sem Flúor e com Flúor?
O Flúor é um medicamento que auxilia a prevenção da doença cárie, porém seu uso é indicado de forma tópica, não deve ser ingerido. Por isso, a recomendação é usar o creme dental sem Flúor até a criança cuspir completamente a saliva e a espuma que surge na escovação. Normalmente as crianças conseguem cuspir corretamente em torno de quatro anos. O ideal é pedir orientação ao odontopediatra, que acompanha a criança para verificar a idade correta para seu filho iniciar.
6) Algumas crianças tem os dentes de leite muito juntos, quais são os cuidados devem ser tomados quanto ao uso do fio dental?
Essas devem iniciar logo cedo o uso do fio dental. Se ao contrário, dentes separados, a criança deve iniciar o uso do fio dental sem pressão, em 2 ou 3 dias da semana, para que crie o hábito, sem que se canse.
7) Apareceu uma cárie no meu filho é muito grave?
Sim, a cárie é uma doença infecto-contagiosa, transmissível, que pode e deve ser controlada e acompanhada pelo odontopediatra.
8) Porque a criança sente dor no dente leite como o adulto?
A polpa (nervos e vasos) do dente de leite é muito volumosa e quando a doença cárie é profunda, atinge a polpa, causando dor como nos adultos. E, normalmente, nestes casos é necessário fazer o tratamento de canal.
9) O antisséptico bucal remove a placa bacteriana como vemos nas propagandas?
O antisséptico bucal é um coadjuvante na higiene bucal. O que realmente limpa os dentes é o movimento da escova e do fio dental sobre a superfície do dente. Crianças e adolescentes podem, ao usar o antisséptico, ter a ilusão de que os dentes estão limpos e não fazer a higienização adequada.
10) Acho que o meu filho vai precisar de aparelho para alinhar os dentes. Quando devo começar a procurar um dentista?
O ideal é que o controle seja feito desde bebê, com um odontopediatra. O acompanhamento da erupção (nascimento) dos dentes de leite e dos permanentes é ideal, para que se houver necessidade de algum tipo de intervenção, recomendará consultar com especialista em aparelhos, o ortodontista.
11) Meu filho caiu de boca no chão e um dos seus dentinhos amoleceu ou caiu. O que devo fazer?
Neste caso, é necessário procurar um odontopediatra imediatamente, principalmente se o dente for permanente. Se o dente caiu, procure encontrar o dente, não lave e coloque de preferência em um recipiente com soro fisiológico ou leite.
12) Meu filho caiu de boca no chão e o dente escureceu. Tem algum procedimento?
O escurecimento de um dente após o trauma se deve a uma hemorragia interna. Na maioria das vezes
não tem como reverter. O odontopediatra precisa avaliar o dente clinicamente e radiograficamente para fazer o diagnóstico.
não tem como reverter. O odontopediatra precisa avaliar o dente clinicamente e radiograficamente para fazer o diagnóstico.
13) Como tratar as aftas em crianças?
As aftas tem várias causas: acidez, trauma, problema digestivo ou emocional, por este motivo deve avaliado primeiramente pelo odontopediatra, e, se caso necessário, a criança será encaminhada para uma avaliação médica.
14) Mau hálito infantil quando deve ser investigado? Há algum sinal que precisamos ter mais atenção ou que possa ter como origem alguma doença?
O mau hálito pode ocorrer por vários motivos. Um deles é o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, falta ou diminuição de saliva por má respiração ou por uso de algum medicamento, jejum, má respiração e acúmulo da saburra, camada amarelada sobre a língua que é responsável por noventa por cento dos casos de mau hálito. É necessária a avaliação clínica de cada caso. Se o odontopediatra achar necessário vai encaminhar a criança para uma avaliação médica.
15) É verdade ou mito? A cárie pode ser transmitida?
Verdade. A doença cárie é uma doença transmissível. Por este motivo não é recomendado soprar nem provar o alimento das crianças. Todo o núcleo familiar: pais, irmãos, avós e babás, que são cuidadores, deverão ter acompanhamento preventivo.
16) Criança pode ter bruxismo? Como identificar?
Sim, a criança pode ter bruxismo. Na maioria das vezes é passageiro e acomete com crianças de dois a doze anos. É identificado por barulhos altos, durante o sono pois os dentes rangem. O bruxismo infantil é muito relacionado aos distúrbios do sono, porém pode estar relacionado também a fatores emocionais como ansiedade e tensão. Além dessas causas, respiradores bucais estão mais propensos a desenvolvê-lo. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinar para investigar as causas, como psicólogos e médicos. Cabe ao odontopediatra e ao ortodontista acompanhar e se necessário, intervir.
17) Meu filho é respirador bucal. Como identificar e tratar?
O respirador bucal na maioria das vezes já acorda com o aspecto cansado. Presença de olheiras é muito comum nessas crianças. Além de falta de disposição até mesmo para brincadeiras comuns de criança, que são prazerosas. Pode apresentar dificuldades no aprendizado pois o cansaço pelo esforço respiratório facilmente tira sua atenção. O tratamento deve-se iniciar pelo médico otorrinolaringologista, o qual irá investigar possíveis causas dessa respiração bucal. Em seguida a intervenção pelo profissional da fonoaudiologia para reeducação destas vias aéreas corretas e do ortodontista para prevenir e tratar possíveis consequências desse hábito, através do uso de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos.
18) Mamadeira e bico podem carear os dentes?
A doença cárie é provocada por bactérias que se alimentam do açúcar ingerido pela criança. Esse açúcar é transformado em ácido no organismo da bactéria e esse ácido é expelido nos dentes, provocando uma “corrosão” que é a doença. A mamadeira contém leite que possui em sua composição a lactose, que é um açúcar. Assim, como também o leite materno, provoca a doença cárie, por ter também em sua composição a lactose. O bico pode causar uma má oclusão (mordida), principalmente na arcada superior (parte de cima).
19) Chupar dedos pode trazer problema na arcada dentária?
Chupar dedo como o bico, pode causar má oclusão. Porém o chupar dedo (sucção digital) é um hábito extremamente nocivo que pode trazer consequências sérias para as arcadas dentárias, de forma muito mais agressiva que o uso da mamadeira por muito tempo. Chega ao ponto de deformar a arcada dentária, provocando o surgimento de dentes tortos e mordida aberta.
20) O que é pior: chupar dedo, bico ou usar a mamadeira por muito tempo?
Todos são preocupantes se usados por muito tempo. Porém a mamadeira provoca uma intensidade menor na deformação da arcada dentária perto do chupar dedo e bico. Mas entre o bico e dedo: o chupar dedo é pior porque tirar o bico é mais fácil que o dedo, por este fazer parte do corpo da criança e assim fica mais fácil seu uso.
21) O filho da nossa leitora tem quatro anos e os dentinhos da frente (inferiores) são um pouquinho separados. Eles vão ficar assim ou pode ser que juntem após nasceremos dentes permanentes?
Os dentes de leite normalmente todos são separados. Quando ocorre apenas de serem separados os dentes da frente (incisivos) pode ser devido a inserção baixa do freio labial. É importante que o odontopediatra faça uma avaliação porque pode ser que os incisivos permanentes também fiquem separados. Nestes casos pode ser indicado uma cirurgia para remoção do freio labial.
22) O que fazer para clarear dentinhos que estão mais amarelados?
Na maioria das vezes, os dentes de leite ficam amarelados devido ao acúmulo da placa bacteriana. No caso de placa aderida é recomendada uma limpeza e aplicação de Flúor. O odontopediatra irá avaliar de maneira individual o caso. É indicado que a criança faça consultas periódicas para fazer seu controle através de acompanhamento da sua higiene e troca dos dentes, orientação para cada etapa de crescimento, limpeza e aplicação de Flúor preventivamente.
Ficou com dúvidas?
Tem mais perguntas?
Poste aqui nos comentários que vamos direcionar às especialistas!!!
Beijos,
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada!
Volte sempre!