Receita para anotar no caderninho de receitas e fazer sempre! Vale um empadão ou empadinhas! O recheio fica de acordo com a sua criatividade. Costumo usar restinhos de carne para criar novas receitas. Vale até aquele estrogonofe que sobrou do almoço, sabe?! Seja criativa e invente combinações diferentes, reaproveite e crie lanchinhos recheados de delícias! Aqui em casa a partir desse ano de 2018 temos uma meta de usar o máximo dos alimentos que temos, não deixar as coisas se perderem na geladeira, inovar nas receitas para não enjoar daquela comida que sobra para mais refeições, usar e abusar da criatividade para comermos com alegria por aqui!
200 gr de manteiga gelada cortada em cubinhos
250 gr de farinha de trigo
sal à gosto (quando a manteiga já tem sal eu não coloco nada na massa, mas fica ao seu critério)
50 ml de água em temperatura ambiente
1 gema para pincelar sobre as empadinhas
1) Misture a manteiga com a farinha com as pontas dos dedos até formar uma farofa com os dois ingredientes. A manteira precisa estar gelada para que você consiga fazer essa farofa.
2) Acrescente a água e o sal. Amasse até obter uma massa consistente e homogênea.
3) Abra a massa com rolo (capricha para ficar bem fininha a massa hein?) e forre as forminhas de empadinhas (unte-as primeiro com azeite), recheie com o sabor de preferência e coloque a tampinha. Se tiver forminhas de biscoitos aproveite para fazer enfeitinhos para as suas empadinhas.
4) Bata uma gema e pincele sobre as empadinhas montadas.
5) Asse em forno pré-aquecido por a 180º até ficar bem douradinha!
6) Desenforme e se divirta!
Nunca contei quantas empadinhas dão essa receita, acredita? hahahaha! Toda avacalhada! Mas da próxima vez que fizer já deixo anotadinho aqui. Para empadão rende uma forma 30x30. Serve bem 6 pessoas!
Nunca contei quantas empadinhas dão essa receita, acredita? hahahaha! Toda avacalhada! Mas da próxima vez que fizer já deixo anotadinho aqui. Para empadão rende uma forma 30x30. Serve bem 6 pessoas!
Falando em diversão, por aqui temos uma pequena que já adora ficar ajudando na cozinha! É muito legal ter a companhia dela pois nos incentiva ainda mais a fazer novidades e a estarmos juntos nos preparos das refeições. A cozinha é um ótimo lugar para se ensinar sobre divisão de tarefas, organização, consciência alimentar, higiene pessoal, com os alimentos e espaço da casa, além de ser uma atividade lúdica, sensorial e divertida. Colocamos a cadeira ao lado da pia e ela vai nos ajudando em tudo que é possível. Da gordice à alimentação saudável, há dia para tudo e em tudo as crianças podem participar!
Super fácil, vou testar para fazer no meu chá de fralda! Gratidão ��
ResponderExcluir